11.01.2021

78% do e-commerce brasileiro vem do marketplace, canais de venda segmentados ganham força no mercado industrial

78% do e-commerce brasileiro vem do marketplace, canais de venda segmentados ganham força no mercado industrial

O marketplace é um canal de venda que vem ganhando destaque no mercado a cada ano. Segundo dados apresentados na 42ª edição do Webshoppers, o mais amplo relatório sobre e-commerce do país elaborado semestralmente pela Ebit|Nielsen, o marketplace é responsável por 78% do faturamento do e-commerce brasileiro. Embora o crescimento seja algo esperado, quem contribuiu para esse dado foi a chegada da pandemia, que alavancou o setor através das compras online.
 

Esse crescimento também abre espaço para novas perspectivas, como o marketplace segmentado que é focado em produtos específicos de uma área e possui um público alvo mais preciso. Além de possibilitar uma melhor divulgação dos produtos, através dessa especificação é possível aumentar a possibilidade de venda, afinal é um método que facilita a chegada do produto até o consumidor ideal. Um grande exemplo de marketplace segmentado é a EquipNet, empresa norte-americana que auxilia especificamente clientes no processo de negociação de máquinas industriais usadas ou desativadas. 

 

“O Marketplace vem se expandindo no mercado devido sua eficiência e praticidade. Além de sermos uma empresa inteiramente voltada para a compra e venda de máquinas usadas, nosso sistema possui uma divisão por categorias como tipo de equipamentos, indústria e região, facilitando ainda mais a busca pelo produto ideal”, afirma Roberta Bosignoli, gerente de Operações e de Desenvolvimento de Negócios da EquipNet. 

 

Ainda segundo a pesquisa, o modelo de negócio exclusivamente online, chamado de marketplace Pure Players, assim como a EquipNet, também teve um crescimento de 26% em vendas, com cerca de R$ 9 bilhões de faturamento, sendo 26 milhões de compras através desse meio.

 

Comprar através de plataformas online é um comportamento que veio para ficar. A tecnologia mobile, por exemplo, é outro grande facilitador e impulsionador de vendas que torna o marketplace ainda mais vantajoso. “Nossa busca constante por melhorias nos levou ao lançamento do EquipNet Virtual Inventory, um aplicativo que lista o equipamento excedente ou ocioso à venda na EquipNet.com, direto do celular. O procedimento é muito simples e rápido, é só inserir informações básicas como o ativo, o fabricante, a categoria e fotos do equipamento que a EquipNet cuida do resto do processo de acordo com as exigências de compliance das organizações”, afirma. 

 

Sobre a EquipNet

A EquipNet é uma empresa norte americana com mais de 20 anos de atividade, que atua globalmente auxiliando seus clientes durante todo o processo de negociação de equipamentos usados/desativados. Com escritório no Brasil, a empresa tem a expertise de conduzir o gerenciamento da negociação entre os vendedores e potenciais clientes, garantindo avaliação justa dos equipamentos. Atua em mais de 20 segmentos como alimentício, farmacêutico e P&D, atendendo desde pequenas empresas até corporações multinacionais.

Postado por Alfapress Comunicações | 0 comentários
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