29.09.2016

ABRAPNEUS reúne empresários do setor automotivo em seu 1º Fórum de Debates

ABRAPNEUS reúne empresários do setor automotivo em seu 1º Fórum de Debates

A Associação Brasileira dos Revendedores de Pneus (Abrapneus) realizou na manhã desta quinta-feira, 29 de setembro, o 1º Fórum de Debates da entidade. O evento reuniu empresários do setor automotivo para discutir o crescimento sustentável do mercado de reposição e suas práticas de responsabilidade ambiental. À frente do debate, o jornalista Marcos Villela, o Gerente Geral da Reciclanip, César Faccio, o CEO da Campneus, Maurício Canineo e Dirceu Delamuta, presidente da Abrapneus.

Durante o Fórum os debatedores ressaltaram a importância das empresas do setor automotivo, em especial os revendedores de pneus, em trabalhar o tema sustentabilidade diretamente com o público final. "Precisamos colocar em questão o que ocorre com o pneu após ele ser vendido. O consumidor precisa ter consciência de destinar o item à reciclagem em empresas certificadas e que tenha práticas sustentáveis regulamentadas pela lei", declarou Delamuta.

O CEO da Campneus, Maurício Canineo, declarou que a companhia vende mais de 40 mil pneus por mês, mas entrega para a Reciclanip apenas 17 mil. "No Nordeste a cadeia é mais longa pela dificuldade logística. Custo logístico pode ser um entrave porque recair sobre o custo do pneu ainda não está aprovado pelas partes interessadas. É muito importante que se faça a conscientização dos clientes para que ao trocarem pneus ele deixe o pneu para reciclagem".

Cesar Faccio explicou que a Resolução 416/09 possui mais de mil pontos de coleta e a ideia é trabalhar com consórcios de municípios. "As Secretarias de Saúde são grandes parceiras por conta da questão do acúmulo de pneus que pode gerar zika e dengue. Atualmente Sul e Sudeste representam 72% da coleta. Nosso maior desafio é aumentar essa coleta no Nordeste". Dados da Reciclanip amostram que as cimenteiras são o principal responsável pela utilização dos resíduos, com 67% da utilização, com 26 parceiros, 18 locais fazem a trituração e 11% vai para pisos sintéticos.

Faccio destacou ainda que a Reciclanip tem R$114 milhões da indústria para a reciclagem este ano. "O rateio do custo de reciclagem varia de acordo com o Market share da indústria" Villela completou dizendo que "a indústria que usa o pneu reciclado deveria ser incentivada a crescer para que o processo seja sustentável". Os debatedores ressaltaram que é preciso mapear as microrregiões de volta para ser viável a coleta logisticamente. 

O presidente da Abrapneus disse que a rastreabilidade do produto que passa pela revenda é algo simples de controlar; o desafio é mapear os pneus que não passam. "Estamos avançando nesse sentido, porém a informalidade é uma grande pra preocupação. Outros canais de venda não têm essa regulamentação para que seja possível rastrear o pneu. E com isso temos esse grande problema que é o descarte irregular"

O público presente participou do debate com perguntas sobre o tema, estimulando mais ainda a conversa sobre sustentabilidade. "É bom perceber que estamos alinhados com um mesmo objetivo: regulamentar o setor e diminuir o impacto ambiental. Tenho certeza que saíram boas ideias e que logo estarão em pratica no mercado", finalizou Dirceu Delamuta.

Sobre a ABRAPNEUS

A ABRAPNEUS - Associação Brasileira dos Revendedores de Pneus - foi fundada em 1980 com o objetivo de coordenar e defender os interesses e as aspirações econômicas de seus associados frente aos fabricantes e também aos poderes públicos. Também é responsável por promover o entendimento entre as revendas de pneumáticos de todo o território nacional. Em seu portal on-line são disponibilizadas informações específicas sobre o segmento, voltadas tanto para os associados como para os consumidores em geral. A entidade conta com 50 associados pelo País, que representam 70% do mercado de revendas de pneus das linhas leves, pesada e agrícola e reúne cerca de cinco mil pontos de venda e mais de 50 mil colaboradores.

 

 

Informações para a imprensa:

Alfapress Comunicações

 Thiago Rodrigues

Consultor de comunicação

thiago.rodrigues@alfapress.com.br

(19) 2136-3531/(19) 9.9120-2364

 Leticia Feix

Coordenadora de comunicação

leticia.feix@alfapress.com.br

19-2136-3519 / 19-9-9606-1516

Postado por Alfapress Comunicações | 0 comentários
Marcadores: Abrapneus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...