26.02.2018

ACESA Capuava distribui cartilha sobre direitos e deveres de pessoas com deficiência

ACESA Capuava distribui cartilha sobre direitos e deveres de pessoas com deficiência

A ACESA Capuava e a Casa da Criança Paralítica de Campinas iniciam a distribuição gratuita de uma cartilha para esclarecer sobre direitos e deveres das pessoas com deficiência e suas famílias. Em formato de perguntas e respostas e em linguagem acessível e ilustrativa, a publicação aborda o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei no 13.146, de 06/07/2015), visando modificar, por meio da informação, a maneira assistencialista utilizada no tratamento das pessoas com deficiência.
 
O autor da cartilha, Odonel Urbano Gonçales, juiz do Trabalho aposentado e ex-diretor da Casa da Criança Paralítica de Campinas, explica que discutir o tema da inclusão é importante para as famílias das pessoas com deficiência. “É essencial tanto para ampliar o conhecimento dos direitos e deveres, como para modificar a crença de que seus filhos são ‘necessitados’ e merecem caridade permanente do Estado e das instituições”, comenta.
Elaborada com a ajuda de voluntários e patrocinada pela entidade filantrópica Fundação Liliane, com sede na Holanda, a publicação tem uma tiragem de 1800 exemplares distribuídos entre a ACESA Capuava, de Valinhos, a Casa da Criança Paralítica de Campinas, e cerca de 40 entidades localizadas no Nordeste brasileiro e que compõe a rede de ajuda da Fundação Liliane. 
Para a Presidente da ACESA Capuava, Fernanda Teixeira, o conteúdo do material traduz em linguagem acessível os termos do Estatuto da Pessoa com Deficiência. “É de extrema importância que os amigos e as famílias da pessoa com deficiência tenham conhecimento dos detalhes do material e coloquem em prática todos os ensinamentos e orientações”, pontua.  
De acordo com Odonel, o assistencialismo mantém a pessoa dependente, de mãos estendidas esperando ajuda. “Quando uma entidade filantrópica, repartição pública ou empresa trata bem a pessoa com deficiência está cumprindo a lei, respeitando sua dignidade e seus direitos. Estamos longe de afastar o assistencialismo enraizado no seio das famílias, dos profissionais que cuidam das pessoas com deficiência e de todos nós em geral. Mas, a cartilha é um passo nessa direção”, ressalta.  
No dia 2 de abril, Dia Internacional do Autismo, a ACESA Capuava abre suas portas, às 8h30, para a comunidade debater sobre esse tema. Odonel irá apresentar e atender as principais dúvidas da comunidade. O encontro terá apoio do Conselho da Pessoa com Deficiência de Valinhos.
A cartilha está disponível para download no site da ACESA Capuava.  


Sobre a ACESA CAPUAVA
A ACESA CAPUAVA é uma entidade filantrópica de Valinhos que atende pessoas com transtorno do espectro autista e múltiplas deficiências. Fundada em 2002 atua junto a comunidade carente de toda Região Metropolitana de Campinas e é formada por um grupo de profissionais que se uniu com a missão de prestar um serviço de amor incondicional e de cidadania. Todos seus colaboradores acreditam no ser humano, em suas infinitas possibilidades e em sua capacidade de transformar e transcender toda e qualquer condição de vida. O principal objetivo da associação é auxiliar as pessoas com deficiência e em situação de exclusão social, através do atendimento interdisciplinar nas áreas de educação, saúde, cultura e serviço social. Para mais informações, visite www.acesacapuava.com.br ou www.acesacapuavastore.org.br acesse a página no Facebook www.facebook.com/ACESACapuava. 

-- 

 
Angélica Cortez
Consultora de Comunicação
angelica.cortez@alfapress.com.br 
(19) 2136-3504 | (19) 9 9942-8887
Rua Umbu, 265 Alphaville Empresarial
Campinas - SP | CEP: 13098-325

Postado por Alfapress Comunicações | 0 comentários
Marcadores: Acesa Capuava

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...