27.10.2016

BRF Brasil envia e-mail informando corte de 5% do preço contratado com fornecedores

BRF Brasil envia e-mail informando corte de 5% do preço contratado com fornecedores

Agronegócio significa orquestração de uma cadeia produtiva. Teoria de cadeias. Pressupõe uma interdependência entre os agentes, onde ou todos evoluem, ou alguns perdem em detrimento de outros, e depois os outros perdem como efeito retardado.

Um jornal já havia publicado a notícia dessa decisão da BRF com relação aos seus fornecedores de insumos e produtos veterinários (e agora sendo imitado por outras agroindústrias).

Até aí, ok. Coisas do jogo comercial. Mas, após participar do VIII Encontro Técnico Unifrango, no Paraná, li um e-mail com um texto que foi enviado para todos os fornecedores informando essa decisão.

Isso representa duas coisas complicadas: primeiro, na forma como se comunicaram. Se fosse ao menos uma carta personalizada, mostraria um pouco mais de respeito. Mas, um assunto desses de renegociação de contratos firmados, deveria ser tratado pessoalmente, caso a caso, numa relação de olhos nos olhos.

O segundo erro está numa quebra de confiança e numa ruptura do fundamento da orquestração de uma cadeia de valor. Quem tomou essa decisão dentro de uma organização de liderança no país, com impacto em fornecedores de ciência e tecnologia, está brincando com o segredo das reações de causa e efeito.

Esse ato não demonstra competência de líder. Para acertar o drama da não atuação na organização do suprimento de milho (preços subiram e impactaram os custos), acabam punindo, via e-mail, toda a indústria de tecnologia.

Resultado: quebra de confiança. Distância para orquestrar a cadeia produtiva. Ato deseducado, deselegante e desrespeitoso. Isso não representa o melhor da BRF. Liderar significa saber negociar.

Sobre o CCAS

O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.

O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.

Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.

A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website: http://agriculturasustentavel.org.br/. Acompanhe também o CCAS no Facebook: http://www.facebook.com/agriculturasustentavel

Postado por Alfapress Comunicações | 0 comentários
Marcadores: CCAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...