21.01.2021

Fading nos freios: saiba como evitar

Fading nos freios: saiba como evitar

Fading nos freios é o termo técnico usado quando o carro perde eficiência de frenagem devido ao superaquecimento das pastilhas e dos discos. Esse aumento da temperatura no sistema de freio pode acontecer por dois principais motivos, um deles é quando o veículo passa por trechos com descidas muito íngremes e/ou sequência de curvas muito curtas, que exigem o uso do freio com mais frequência e intensidade que o normal. Outro fator que pode levar ao fading é o fluido de freio, é preciso seguir corretamente a data de troca do componente, caso contrário ele perde suas propriedades e acaba prejudicando a frenagem do veículo.

Segundo o coordenador de assistência técnica da TMD Friction do Brasil, Raulincom Borges da Silva, a melhor forma de evitar o fading dos freios e consequentemente os acidentes é através das boas práticas de direção. “Para evitar que o sistema de freio atinja uma alta temperatura e acabe perdendo sua eficiência é necessário tomar uma série de cuidados, tanto na forma de conduzir o carro quanto na revisão do veículo. Tomar a devida precaução faz toda a diferença no trânsito e proporciona segurança para o condutor, passageiro e pedestre”.

Para evitar que essa falha aconteça, o Raulincom preparou algumas dicas que ajudam a preservar a peça. Confira.

Faça a manutenção do veículo regularmente
A revisão do veículo precisa acontecer periodicamente, desta forma é possível checar todo o funcionamento do automóvel, assim como o sistema de freio, e identificar se é necessário realizar a troca de algum componente ou não. 

Cuidado com os freios recém instalados
Quando é feita a troca dos freios é necessário um tempo para o sistema se acomodar e assentar completamente os discos nas pastilhas. Nesse caso, é importante manter distância dos veículos que vão à frente e usar o freio com mais atenção.

Nas descidas, deixe o carro engatado
As descidas exigem cuidado redobrado na condução do veículo. Abusar do freio em declives acaba sendo uma prática comum e errada entre os motoristas, afinal ela pode levar ao superaquecimento do sistema de freio. Nesse caso é apropriado manter o carro engatado e sempre usar o freio motor, dessa forma é possível evitar o fading.

Cuidado com o excesso de peso
Evite dirigir com excesso de peso no carro, quando isso acontece a eficiência do veículo acaba sendo prejudicada e pode comprometer a eficiência na frenagem. Procure sempre respeitar a capacidade máxima do veículo para evitar que isso aconteça e a condução seja segura, sem imprevistos.


SOBRE A COBREQ

A Cobreq é uma das marcas do grupo TMD Friction, a maior fabricante de pastilhas de freio do mundo. A empresa desenvolve lonas, sapatas e pastilhas de freio abrangendo veículos das linhas leve, pesada e de motos. Localizada em uma área de 100 mil m², em Salto, interior de São Paulo, a fábrica representa uma das maiores unidades do grupo TMD Friction fora da Europa. Para mais informações, acesse www.cobreq.com.br .


Sobre o Grupo TMD Friction

A TMD Friction, um grupo da Nisshinbo Holdings Inc., é líder global na fabricação de pastilhas de freio para a indústria automotiva. Também fabrica pastilhas de freio a disco e lonas de freio a tambor para aplicações em diversos tipos de veículos. Seu portfólio de produtos também inclui pastilhas de freio esportivas, bem como materiais de fricção para esse segmento. A TMD Friction atende ao mercado global de peças de reposição por meio das marcas Textar, Nisshinbo, Mintex, Don, Pagid e Cobreq, além de desenvolver e produzir revestimentos de fricção para a indústria sob a marca Cosid. O TMD Friction Group tem quatro plantas fabris na Alemanha, além de outras unidades na Europa, nos EUA, Brasil, México, China e Japão. O grupo possui mais de 5 mil colaboradores em todo o mundo. Para mais informações, acesse www.tmdfriction.com.

Postado por Alfapress Comunicações | 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...