17.09.2013

INVISTA realiza plantio de mudas ao redor da unidade de Paulínia

INVISTA realiza plantio de mudas ao redor da unidade de Paulínia

INVISTA realiza plantio de mudas ao redor da unidade de Paulínia

Mais de 3 mil mudas serão plantadas; as primeiras por ocasião do início da primavera

A INVISTA, um dos maiores produtores de fibras e polímeros do mundo, vai adensar a mata que contorna o terreno onde a empresa está instalada na cidade de Paulínia. O projeto Cinturão Verde prevê o plantio de mais de 3 mil mudas, entre espécimes nativos e exóticos, como mulungú, jerivá, clúsia, tumbérgia, ipê rosa e ipê branco, ao longo de uma faixa de aproximadamente 1,5 km de extensão.

No dia 19/09, às 9h, haverá o plantio simbólico das primeiras mudas, com a presença dos colaboradores da INVISTA e de membros da comunidade. "O complemento da vegetação no Cinturão Verde é importante em vários aspectos: torna visível nosso compromisso em proteger o meio ambiente, contribui para a qualidade de vida dos colaboradores e dos moradores das proximidades, além de deixar a paisagem mais bonita" afirma o gerente da unidade, Sérgio Stella. A conclusão do plantio será feita durante a primavera e verão, quando o solo e o clima estão mais apropriados e favorecem a adaptação e o crescimento das plantas.

Para a INVISTA, a administração responsável do meio ambiente e o cuidado com os colaboradores, clientes e comunidade são a base para a visão de sustentabilidade. "O compromisso da INVISTA com a sustentabilidade está em criar valor de longo prazo para a sociedade usando recursos de maneira mais eficaz, protegendo o meio ambiente, a segurança e saúde de nossos funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, buscando a máxima excelência no que fazemos, tanto nos produtos que entregamos, quanto na maneira como os produzimos", explica Sérgio.

Participam da cerimônia estudantes de ensino fundamental da EMEF Profª Maria Aparecida Caputti Beraldo, que apresentarão um jogral. A escola localizada no Jardim Planalto, em Paulínia, foi escolhida pelo Conselho Comunitário Consultivo para participar do programa socioambiental em 2013, que inclui visitas à fábrica da INVISTA, estudos do meio e atividades na escola, como reciclagem e paisagismo, entre outras. Criado e mantido pela empresa há 20 anos, o Conselho é formado por cidadãos de Paulínia que atuam como uma ligação entre a empresa e a comunidade, e se reúnem periodicamente com a INVISTA para planejar atividades educativas voltadas à conscientização ambiental dos jovens cidadãos.

Planet Agenda: expansão da produtividade usando menos água

A INVISTA possui um programa em âmbito global voltado ao desenvolvimento de tecnologias e materiais que minimizem o impacto ambiental gerado na operação. A unidade da INVISTA em Paulínia, onde é produzido o fio LYCRA®, possui a certificação ISO 14001, de Gestão Ambiental, desde 1997 e em 2002 implementou um sistema de reutilização de águas residuais para melhorar a eficiência e economizar água nos seus processos fabris.

De 2003 a 2011, o uso desse sistema resultou em uma redução de 23% no uso de água, com base em uma medida de metros cúbicos de água utilizados por tonelada de produção. Desde a implantação do reuso de água, a unidade da INVISTA em Paulínia ampliou em mais de 100% sua produção de fio LYCRA®. A economia representa água suficiente para encher 80 milhões de garrafas de um litro.

Redução de resíduos e consumo energético

Em relação à redução de resíduos, a INVISTA reaproveita ou envia para reciclagem 100% das embalagens utilizadas no processo produtivo. Além disso, desde 2006 nenhum resíduo de fibras do fio LYCRA® é enviado a aterro para descarte.

Outra preocupação é o consumo de energia. Nos últimos 20 anos, o site de Paulínia reduziu a energia consumida em um montante de 41% por tonelada de produção, por meio de melhorias no sistema elétrico e da conversão de combustível de caldeira em gás natural. Até o ano de 2020, a empresa tem a meta de reduzir globalmente 20% da energia usada por tonelada de produção.

Para mais informações sobre o INVISTA Apparel Planet Agenda, visite www.INVISTA.com/planetagenda.

Sobre a INVISTA
Com marcas líderes, como LYCRA®, COOLMAX®, CORDURA®, STAINMASTER® e ANTRON®, a INVISTA é um dos maiores produtores integrados de intermediários químicos, polímeros e fibras do mundo. As avançadas tecnologias da companhia para nylon, elastano e poliéster são usadas para produzir roupas, carpetes, componentes automotivos e uma infinidade de outros produtos do cotidiano. Com sede nos Estados Unidos, a INVISTA opera em mais de 20 países e conta com cerca de 10.000 funcionários. Para mais informações, visite INVISTA.com, Facebook.com/INVISTAglobal e Twitter.com/INVISTA.

Postado por Alfapress Comunicações | 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...