03.05.2017

Nutron instrui produtores sobre o manejo de Coccidiose

Nutron instrui produtores sobre o manejo de Coccidiose

A Nutron, marca de Nutrição Animal da Cargill, realizou um treinamento técnico em Campinas-SP para produtores de aves sobre o tema “Aspectos epidemiológicos e de controle da Coccidiose em frangos de corte”. Ministrado por Luís Otávio Roberto, Consultor Técnico da companhia, o curso teve como objetivo orientar os participantes sobre a importância do manejo e do bem estar animal, além dos desafios de monitorar continuamente a produção. 

De acordo com Diretor Comercial Aves, Cidinei Miotto – que realizou a abertura do evento – a Coccidiose é considerada uma das enfermidades mais importantes na avicultura industrial, pois resulta em diminuição da absorção dos nutrientes pelos animais. “Os sintomas apresentados dependem da espécie do protozoário Eimeria presente na ave, sendo que os mais comuns são diarreia, desidratação, anemia, despigmentação da pele e fadiga”, comenta. 

O treinamento foi dividido em apresentação teórica, em que foram discutidos os principais aspectos referentes ao assunto, e atividade prática por meio de necropsia em frangos de corte para determinar os níveis da doença, realizada no Centro de Pesquisa de Nutrição Animal (CPNA). “Os dois momentos foram complementares para que os participantes entendessem na teoria e na prática o que estávamos abordando. Foi uma oportunidade para estreitarmos nosso relacionamento com os produtores e auxiliá-los a combater essa enfermidade”, assegura Luís Otávio. 

O objetivo da Cargill ao disponibilizar o curso é orientar os produtores quanto a forma correta de utilizar programas anticoccidianos químicos e ionóforos, bem como novas alternativas para o controle da doença. “É preciso estar atualizado sobre esses novos conceitos e buscar aprimoramento constante das boas práticas de manejo, nutrição e o papel que a imunidade das aves exerce no controle da Coccidiose. O alinhamento adequado das equipes de campo assegura a confiança na informação recebida pelos veterinários e tem papel decisivo nas tomadas de decisões corretivas ou preventivas na busca pelo melhor desempenho das aves”, garante Luís Otávio. 

De acordo com Gustavo Pinezi, Médico Veterinário da Granja São Marcos, participar do treinamento foi uma experiência interessante, principalmente porque levou consigo um novo colaborador da granja, que aprendeu na teoria e na prática todos os detalhes que envolvem a Coccidiose, desde reconhecimento das lesões até a necropsia. “A parte que mais me chamou a atenção foi o ensinamento sobre como identificar os níveis das lesões nos frangos, que chamamos de padronização de escore. Essa prática faz parte de nosso dia a dia e as dicas que recebemos foram muito importantes para realizarmos nosso trabalho com ainda mais qualidade e eficiência”, ressalta. 

Sobre a Cargill
A Cargill produz e comercializa internacionalmente produtos e serviços alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais. Em parceria com produtores, clientes, governos e comunidades, e por meio de 150 anos de experiência, ajuda a sociedade a prosperar. Possui 150 mil funcionários em 70 países que estão comprometidos em alimentar o mundo de forma responsável, reduzindo impactos ambientais e melhorando as comunidades onde vivem e trabalham.   No Brasil desde 1965, é uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), a empresa está presente em 17 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 191 municípios e mais de 10 mil funcionários. Para mais informações, visite www.cargill.com e a central de notícias. 

Sobre a Nutron
A Nutron, marca de nutrição animal da Cargill no Brasil, é especialista e líder em soluções inovadoras de produção animal por meio de desenvolvimento de núcleos, premixes e especialidades para os segmentos de aves, suínos, peixes, pets, bovinos de leite e de corte e suplementos para criação de gado a pasto. Há 21 anos no País, a marca sempre atuou próximo do produtor para atender sua demanda com conveniência, qualidade e segurança contribuindo com a prosperidade nos negócios de cada cliente. A companhia também promove ações socioambientais nas comunidades onde está inserida, pois considera ser seu dever atuar de maneira responsável para o desenvolvimento e crescimento sustentável de toda a cadeia produtiva do agronegócio. www.nutron.com.br 

Postado por Alfapress Comunicações | 0 comentários
Marcadores: Cargill

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...