02.02.2021

Pastilhas de freio: cautela potencializa resultados mesmo após a troca do item

Pastilhas de freio: cautela potencializa resultados mesmo após a troca do item

Que o sistema de freios é essencial para a segurança dos veículos, todos sabem. No entanto, um assunto pouco explorado e não tão conhecido pelo público é a importância do cuidado com as pastilhas de freio, mesmo após a sua substituição na oficina. Segundo o coordenador de assistência técnica da TMD Friction do Brasil,  Raulincom Borges da Silva, existe um tempo necessário até que as pastilhas se assentem no disco de freio e possam funcionar com todo o seu potencial. “É comum sentir uma perda de eficiência da frenagem logo após a troca das pastilhas. Para não comprometer o sistema de frenagem do veículo, é muito importante que o motorista utilize os freios com atenção, mantendo-se mais distante de outros veículos, por um período que compreenda a rodagem entre 200 a 500 km após a substituição”, explica.

Este período de cautela se aplica somente para a troca das pastilhas, sem considerar o disco de freio. Caso este item também seja substituído, o período de assentamento é muito mais rápido, visto que a superfície de ambas as peças terá poucas irregularidades.  O desgaste proposital dos cantos da pastilha nova, uma prática que procura facilitar o assentamento das pastilhas no disco de freio usado, não é recomendada por especialistas, visto que diminui a área de atrito entre pastilhas e disco, reduzindo a sua eficiência e provocando, muitas vezes, o superaquecimento do sistema de freios, além de vibrações e ruídos.

Fique atento aos sinais

Após o período de assentamento, as pastilhas deverão começar a funcionar com força total. No entanto, caso trepidações ao frear ou ruídos persistentes ocorram, é necessário levar o veículo a uma oficina mecânica de confiança para avaliar o sistema e todas suas peças e a possível necessidade de substituição ou reparo.

 

De acordo com Raulincom, também é importante que o motorista realize uma inspeção de rotina nas pastilhas de freio a cada cinco mil quilômetros rodados. “A revisão periódica é fundamental para manter os freios em boas condições. Por outro lado, escolher uma peça de qualidade evita gastos extras e imprevistos com o sistema de freios, além de oferecer uma experiência de frenagem segura e eficiente”, completa o profissional.

 

Pastilha de freio cerâmica Cobreq

A Cobreq, marca da TMD Friction, uma empresa do grupo Nisshinbo, recentemente lançou suas novas pastilhas de freio cerâmicas, elaboradas com matérias-primas de alta qualidade, garantindo a redução de ruído, além de menor quantidade de pó nas rodas e uma frenagem livre de vibrações. As pastilhas atendem veículos da linha leve, com foco em SUV’s, sedans médios e pick-ups e oferecem ao motorista uma experiência superior às pastilhas comuns, graças à sua capacidade de estabilidade, sem perder suas propriedades, oferecendo uma frenagem confortável. A linha foi desenvolvida mantendo os padrões e critérios rigorosos da TMD Friction relacionados à segurança do condutor, além de passar por testes de qualidade, avaliação de performance, ruídos, durabilidade e conforto.

 

A pastilha Cobreq Cerâmica é ecológica, livre de substâncias e elementos nocivos à saúde, desenvolvida com um material de fricção inovador. Foram dois anos de pesquisas e avaliações até chegar ao produto final, alinhando performance, qualidade e segurança com soluções sustentáveis.

 

SOBRE A COBREQ

A Cobreq é uma das marcas do grupo TMD Friction, a maior fabricante de pastilhas de freio do mundo. A empresa desenvolve lonas, sapatas e pastilhas de freio abrangendo veículos das linhas leve, pesada e de motos. Localizada em uma área de 100 mil m², em Salto, interior de São Paulo, a fábrica representa uma das maiores unidades do grupo TMD Friction fora da Europa. Para mais informações, acesse www.cobreq.com.br .

 

Sobre o Grupo TMD Friction

A TMD Friction, um grupo da Nisshinbo Holdings Inc., é líder global na fabricação de pastilhas de freio para a indústria automotiva. Também fabrica pastilhas de freio a disco e lonas de freio a tambor para aplicações em diversos tipos de veículos. Seu portfólio de produtos também inclui pastilhas de freio esportivas, bem como materiais de fricção para esse segmento. A TMD Friction atende ao mercado global de peças de reposição por meio das marcas Textar, Nisshinbo, Mintex, Don, Pagid e Cobreq, além de desenvolver e produzir revestimentos de fricção para a indústria sob a marca Cosid. O TMD Friction Group tem quatro plantas fabris na Alemanha, além de outras unidades na Europa, nos EUA, Brasil, México, China e Japão. O grupo possui mais de 5 mil colaboradores em todo o mundo. Para mais informações, acesse www.tmdfriction.com .

Postado por Alfapress Comunicações | 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...