25.09.2015

Projetos de recapacitação e otimização das estruturas existentes em linhas de transmissão de energia

Projetos de recapacitação e otimização das estruturas existentes em linhas de transmissão de energia

Cabo Lo-SagTM da Nexans é indicado para esse tipo de instalação, reduzindo os impactos ambientais

O Brasil conta com um parque de transmissão extenso e, de forma geral, composto por ativos já relativamente antigos. Segundo informações da Associação Brasileira das Grandes Empresas de Transmissão de Energia Elétrica (Abrate), dos 103 mil quilômetros de linhas de transmissão existentes no país atualmente, 63 mil quilômetros têm mais de 15 anos. Os outros 40 mil quilômetros restantes foram construídos depois de 1997. Na maioria dessas linhas, foram utilizados cabos de alumínio com alma de aço, CAA ou cabos homogêneos em alumínio puro EC, CA ou em ligas, CAL.

Diante deste fato, uma opção bastante viável para as concessionárias de energia é a recapacitação das linhas que estão sobrecarregadas sem alterar as estruturas existentes. Para estes projetos, é necessária a utilização de condutores especiais, que proporcionem maior capacidade de transmissão, evitando-se a construção de novas linhas.

Hoje, a Nexans oferece ao mercado esses produtos, condutores de alta tecnologia que permitem a recapacitação das linhas, proporcionando menores impactos ambientais. Desenvolvido em parceria com a Universidade de Lyon, na França, a tecnologia Lo-SagTM representa uma das mais recentes inovações na área de transmissão de energia elétrica. O condutor é desenvolvido em alumínio termorresistente suportando altas temperaturas, no formato compacto AeroZ que reduz o coeficiente de arraste na ação do vento, e a alma com composto de fibras de carbono.

As fibras são reunidas por uma resina especial que faz a proteção contra as intempéries ambientais. Além disso, a alma de fibra de carbono possui uma resistência mecânica 50% superior e com dilatação térmica 1/10 do aço.

Todo este conjunto de inovações contribui para que o condutor Lo-SagTM da Nexans proporcione o dobro de capacidade de transmissão dos cabos tradicionais, com menor peso e flechas mais reduzidas, sem incrementar as tensões mecânicas nas estruturas.
A primeira instalação do condutor Lo-SagTM, em uma linha operacional, em termos mundiais, ocorreu em Cotia/SP, em um projeto de transmissão da concessionária Eletropaulo. A empresa precisava de um cabo especial que apresentasse maior capacidade de condução e baixas flechas, que atendesse às restrições do traçado da linha, com faixas estreitas e ao lado de uma rodovia, a Raposo Tavares.

Sobre a Nexans
A Nexans traz energia para a vida através de uma extensa gama de cabos e soluções de cabeamento que proporcionam maior desempenho para os nossos clientes no mundo inteiro.

A equipe Nexans está comprometida com uma abordagem de parceria que apoia nossos clientes em quatro áreas de negócio principais: transmissão e distribuição de energia (submarino e terrestre), fontes de energia (petróleo e gás, mineração e renováveis), transporte (rodoviário, ferroviário, aéreo, marítimo) e construção (comercial, residencial e data centers).

A estratégia da Nexans é fundamentada na inovação contínua de produtos, soluções e serviços, desenvolvimento de colaboradores, treinamento de clientes e processos industriais de baixo impacto ambiental.

Em 2013, a Nexans se tornou o primeiro player mundial em cabos a criar uma Fundação com foco em introduzir iniciativas sustentáveis para o acesso à energia em comunidades carentes por todo o mundo.

Temos uma presença industrial em 40 países e atividades comerciais em todo o mundo, empregando cerca de 26 mil pessoas e gerando vendas em 2014 de aproximadamente 6,4 bilhões de euros. A Nexans está listada na NYSE Euronext Paris, seção A. Para mais informações, consulte: www.nexans.com.br


Postado por Alfapress Comunicações | 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...