18.10.2018

RTRS recebe compromisso da Lidl UK de soja 100% responsável

RTRS recebe compromisso da Lidl UK de soja 100% responsável

A Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) recebe hoje de bom agrado o anúncio da Lidl (12/10) de que o supermercado está comprando créditos RTRS para cobrir toda a sua pegada de soja no Reino Unido. A empresa entende que essa ação é um passo crítico na criação de um setor sustentável. Por meio de uma abordagem de “Comércio Direto-Book &Claim” a Lidl investirá seus prêmios em fazendas específicas no Brasil que produzem soja de acordo com os padrões sociais e ambientais reconhecidos pelo setor, conforme estabelecidos pela respeitada Associação Internacional de Soja Responsável.


Segundo Amali Bunter, Gerente de Aprovisionamento Responsável da Lidl UK,“estamos adotando medidas na Lidl UK para garantir a produção de soja sustentável e livre de desmatamento a longo prazo. Queremos criar cadeias de suprimentos sustentáveis que protejam o meio ambiente e, ao mesmo tempo, ofereçam produtos de alta qualidade e com um valor imbatível; como grande varejista de alimentos, reconhecemos a necessidade de acelerar o progresso em direção à oferta segura e resiliente de soja sustentável.”


Os créditos garantem o direcionamento dos investimentos da cadeia de suprimentos de soja da Lidl para os produtores que adotam os padrões RTRS de desmatamento zero e outros aspectos sociais importantes, como a proibição do trabalho infantil e da escravidão moderna e o reconhecimento do salário mínimo.


A RTRS proporciona o único padrão que proíbe explicitamente toda e qualquer conversão de terras naturais, incluindo explicitamente o bioma Cerrado no padrão RTRS. “Parabéns à Lidl por mostrar o caminho para uma cadeia de fornecimento de soja mais sustentável", disse Marina Born, Presidente da RTRS.Esperamos que esta iniciativa ousada e responsável, por parte de um grande supermercado europeu, inspire outras marcas líderes em vendas a adotarem os regimes de certificação da RTRS.”


Marcelo Visconti, diretor da RTRS, recebeu de muito bom grado as notícias desta sexta-feira: “Quando uma grande força de mercado - como a Lidl - assume um compromisso como esse, envia um forte sinal para as principais partes interessadas da soja e também para seus clientes. Além disso, o compromisso ajuda a moldar diretamente a produção sustentável de soja, visto que a aquisição de créditos RTRS tem um impacto direto nas fazendas, em questões sociais e ambientais críticas.


“A LIDL se associou à RTRS em 2017 e, em menos de um ano, concluiu sua primeira transação intermediada pela RTRS e sedimentou seu apoio aos produtores brasileiros nos estados do Maranhão e Piauí. Essa relação se fortaleceu ainda mais em 2018, quando o supermercado se tornou uma força positiva para a soja sustentável nessas duas regiões - e além. 

Sobre a RTRS
Fundada em 2006, a Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) é uma iniciativa internacional pioneira formada pelos principais representantes da cadeia de valor da soja, como produtores, indústria, comércio, finanças e a sociedade civil. Os atores dessas diferentes áreas se reúnem em torno de um objetivo comum, garantindo o diálogo e a tomada de decisão por consenso. A missão da entidade é promover o uso e o crescimento da produção sustentável de soja e, por meio do Padrão RTRS de Produção de Soja Responsável, aplicável mundialmente, garantir uma produção ambientalmente correta, socialmente adequada e economicamente viável. É hoje o sistema mais confiável e avançado do mercado de soja brasileiro para alcançar a sustentabilidade. Atualmente a RTRS conta com mais de 190 membros dos países do mundo inteiro. Os princípios e critérios da RTRS são considerados um padrão multipartes que garante o Desmatamento Zero na produção de soja responsável. www.responsiblesoy.org/pt.

Postado por Alfapress Comunicações | 0 comentários
Marcadores: RTRS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...