07.11.2016

Tráfego intenso exige atenção redobrada aos filtros do carro

Tráfego intenso exige atenção redobrada aos filtros do carro

Quem vive em grandes cidades e metrópoles e utiliza o carro como meio de transporte tem pleno conhecimento de uma ação que ocorre diariamente nas vias: o congestionamento. Apesar da movimentação do veículo ser lenta, a atenção com a sua manutenção deve ser redobrada, principalmente com os filtros presentes no automóvel.

Segundo André Gonçalves, engenheiro mecânico e consultor técnico da MANN-FILTER, se a manutenção dos filtros não for realizada no período correto, os problemas podem ir além da mecânica do veículo. “Um filtro de cabine mal cuidado pode prejudicar o sistema respiratório dos passageiros ou um filtro de combustível em más condições pode ocasionar a queima da Bomba de combustível, o que pode causa parada repentina do veiculo correndo risco de um acidente”.

Com isso, o engenheiro lista abaixo os cuidados necessários com cada filtro para quem está sempre preso em congestionamentos. Veja:

Filtro de cabine

Sua principal função é reter grandes concentrações de fuligem, poeiras e gases tóxicos. Em congestionamentos, o número de poluentes concentrado que são emitidos pelos motores ligados e parados, é enorme. A falta de manutenção dos filtros de cabine pode causar acúmulo de micro-organismos e partículas, que podem atrapalhar o fluxo de ar no interior do veículo e potencializar doenças respiratórias aos seus ocupantes. Caso não seja feito o acompanhamento, o ar respirado pode estar contaminado. O correto é trocar a cada 15.000 km ou conforme a indicação do fabricante do veículo

Filtro do ar

O filtro do ar tem a função de reter as partículas, garantindo que apenas ar limpo entre na câmara de combustão. Em uma situação que o motorista ficou parado atrás de um veículo de linha pesada, o filtro trabalha mais para evitar a passagem departículas suspensas no ar como, pó e fuligem, entrem nas partes móveis do motor, que se desgastam mais rapidamente. Outro diagnóstico é a perda de potência, que pode prejudicar o motorista na hora da aceleração. Indicamos seguir a instrução da montadora para a troca do filtro.

Filtro do óleo

O óleo do motor é muito mais exigido em situações de trânsito. O engenheiro explica que a temperatura do motor aumenta devido à baixa circulação do ar. Com a função de reter a entrada de impurezas no sistema de lubrificação do motor, é recomendado realizar a troca do filtro sempre que trocar o óleo. Caso a manutenção não seja feita, o novo óleo colocado tem sua durabilidade reduzida, já que há uma mistura com o velho contido no filtro não trocado, prejudicando o motor e causando seu desgaste prematuro. Sobre o período de troca recomendamos seguir as instruções da montadora.

Filtro do combustível

A recomendação para troca do filtro do combustível é que seja feita de acordo com as instruções do fabricante do veículo, e se isto não for respeitado pelo motorista, pode ocasionar problemas nos bicos injetores e a queima da bomba de combustível. Outro problema que pode ocorrer pela falta de manutenção no filtro é a perda de potência do veículo, devido à mistura irregular de ar com o combustível. Sobre o período de troca recomendamos seguir as instruções da montadora.

 

SOBRE A MANN+HUMMEL Brasil

A MANN-FILTER é uma das marcas do grupo MANN+HUMMEL,a maior fabricante do mundo em soluções de filtragem.  A empresa desenvolve filtros automotivos do ar, óleo, combustível e cabine para veículos leves e pesados e industriais. Localizada em uma área de 120 mil m², em Indaiatuba, interior de São Paulo, a fábrica representa uma das maiores unidades do grupo MANN+HUMMEL fora da Europa. Além disso, outras duas unidades estão instaladas no País, uma em Betim/MG e outra Manaus/AM. A companhia, de origem alemã, foi fundada no Brasil em 1954, e conta com aproximadamente 1.000 colaboradores.

 

Sobre o Grupo MANN+HUMMEL

O Grupo MANN+HUMMEL é o maior fabricante do mundo em soluções de filtragem, bem como parceiro de desenvolvimento e fornecedor de equipamentos originais para as indústrias internacionais de engenharia automotiva e mecânica. Com um quadro de 16.000 funcionários em cerca de 60 locais de representação em todo o mundo, a empresa alcançou um volume de negócios de cerca de 3 bilhões de euros em 2015. Com a aquisição do Grupo Affinia, foram acrescentados 4.500 funcionários de cerca de 10 locais e 900 milhões de volume de negócios. O portfólio de produtos do grupo inclui sistemas de filtração de ar, sistemas de aspiração, sistemas de filtração de líquidos, filtros de cabine e componentes plásticos bem como elementos filtrantes para a manutenção de veículos automotivos. Para aplicações de engenharia geral, engenharia de processos e aplicações industriais, a gama de produtos inclui filtros industriais, filtros de membrana para filtração de água e sistemas de filtração. Outras informações sobre a MANN+HUMMEL disponíveis em http://www.mann-hummel.com

*somente colaboradores do Grupo MANN+HUMMEL são autorizados a falar sobre os negócios da companhia.     

Informações para imprensa: 

Alfapress Comunicações       

Thiago Rodrigues | Consultor de Comunicação

Tel.: (19) 2136-3531 | (19) 99120-2364

E-mail: thiago.rodrigues@alfapress.com.br

 

Leticia Feix | Coordenadora de Comunicação

Tel.: (19) 2136-3519 | (19) 99606-1516

E-mail: leticia.feix@alfapress.com.br

Postado por Alfapress Comunicações | 0 comentários
Marcadores: Mann+Hummel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...