29.10.2015

Uso sustentável do solo e da água é tema de congresso

Uso sustentável do solo e da água é tema de congresso

Presidente do CCAS defende cuidados com o solo por prover o sustento e fixar casas

O Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS) participa amanhã, dia 27 de outubro, do II Congresso da Pós-Graduação do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), no Anfiteatro "Otávio Tisselli Filho", em Campinas/SP.

Na ocasião, o presidente do CCAS, Antonio Roque Dechen, professor da ESALQ/USP, também presidente da Fundação Agrisus, ministrará uma palestra sobre o uso sustentável do solo e da água para o agronegócio. "Este tema é bastante pertinente e importante, pois dedicamos pouco tempo e cuidados aos nossos solos que provem nosso sustento e onde firmamos nossos lares", destaca Dechen.

A FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) determinou este ano de 2015 como o "Ano Internacional do Solo" para que o tema seja cada vez mais abordado. "Não podemos nos esquecer jamais de que nossa sustentabilidade depende do sol, da água e do solo. Cuidando adequadamente de nossos recursos naturais poderemos sempre dizer que o nosso solo é a nossa pátria", finaliza o presidente.

Outros temas serão abordados durante o congresso como: agricultura e produção de alimento, interface agricultura e meio ambiente, empreendedorismo, inovação tecnológica entre outros.

Sobre o CCAS
O Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.

O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.

Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.

A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website: http://agriculturasustentavel.org.br/. Acompanhe também o CCAS no Facebook: http://www.facebook.com/agriculturasustentavel

Postado por Alfapress Comunicações | 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...