15.02.2018

Vale do Juruena formaliza parceria para implementação da estratégia PCI

Vale do Juruena formaliza parceria para implementação da estratégia PCI

No dia 7 de fevereiro, a cidade de Juruena, no Mato Grosso, recebeu representantes públicos e privados locais para a assinatura de uma Carta de Intenções que tem como objetivo formalizar a aliança para a construção das bases da estratégia PCI – Produzir, Conservar, Incluir, visando uma produção mais sustentável no Vale do Juruena.
O documento foi assinado entre a Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) e as prefeituras de Juruena e Cotriguaçu, assim como os sindicatos e assentamentos.


 Prefeita de Juruena, Sandra Josy Lopes de Souza e Líder do do Programa de Territórios da IDH no Brasil, Daniela Mariuzzo assinam a Carta de Intenções  

A região do Vale do Juruena tem grande importância na agenda da agricultura familiar por meio das cadeias produtivas de leite, castanha, café e cacau; também é produtora de cerca de 35% dos bezerros do estado do Mato Grosso e possui um componente de conservação ambiental muito importante devido as extensas áreas de cobertura florestal.
A parceria irá estabelecer objetivos e metas para implementação da estratégia PCI, além de uma estrutura de governança que irá possibilitar a captação de recursos que entreguem desenvolvimento na região, ao mesmo tempo em que irá apoiar ações para a redução do desmatamento ilegal e adequação das  propriedades dos municípios ao Código Florestal. 
O evento aconteceu na Câmara de Vereadores de Juruena com a presença da prefeita de Juruena, Sandra Josy Lopes de Souza, e a Presidente da Câmara de Vereadores de Cotriguaçu, Leani Friedrich Richter. Após a assinatura, será iniciada a fase de aprofundamento das discussões para o avanço na definição de metas, ações, responsabilidade e custos para implementação que deverá ser realizada no segundo trimestre de 2018.


  Presidente da Câmara de Vereadores de Cotriguaçu, Leani Friedrich Richter e Líder do do Programa de Territórios da IDH no Brasil, Daniela Mariuzzo 

Na ocasião também foi assinada a adesão do município de Juruena ao Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis (PMS) que desenvolve ações para o fortalecimento da gestão ambiental municipal, regularização ambiental e fundiária e cadeias produtivas com foco na agricultura familiar.
Os pactos são acordos construídos entre os setores público, privado (empresas e produtores) e outros representantes da sociedade, sendo apoiados pela IDH em sua estratégia e concepção. A implementação do pacto do Vale do Juruena está sendo feita em parceria com a Natcap.


 Parceiros envolvidos na ação

Sobre a IDH - A Iniciativa de Comércio Sustentável (IDH) é uma organização sem fins lucrativos que reúne empresas inovadoras, organizações da sociedade civil e governos em parcerias público-privadas para transformar mercados no sentido de alcançar produção, comércio e consumo com maior sustentabilidade ecológica e social. A IDH opera globalmente em 12 setores de commodity e em 14 territórios em mais de 40 países. Com seus mais de 500 parceiros, a IDH desenvolve, conduz, co-financia e avalia modelos de negócios inovadores que têm o potencial de gerar sustentabilidade, do nicho ao convencional. www.idhsustainabletrade.com


Informações para Imprensa:
Alfapress Comunicações
Camila Lopes (19) 2136 – 3516 / (19) 99782-7491
camila.lopes@alfapress.com.br
Thaís Frausto (19) 2136-3506 / (19) 99788-6829
thais.frausto@alfapress.com.br

Thaís Frausto
Coordenadora de Comunicação
Alfapress Comunicações
(19) 2136-3506 / 99788-6829

Postado por Alfapress Comunicações | 0 comentários
Marcadores: IDH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...