15.01.2021

Veículos urbanos de carga: manutenção preventiva do sistema de freio contribui para segurança na pista

Veículos urbanos de carga: manutenção preventiva do sistema de freio contribui para segurança na pista

O veículo urbano de carga, mais conhecido como VUC, é um caminhão de porte pequeno utilizado principalmente em grandes centros urbanos, devido às restrições de frotas de grande porte. Os VUCs são opções estratégicas que facilitam o processo de entrega devido sua agilidade e tamanho, que favorecem na circulação, estacionamento e descarregamento dentro da cidade.

Reforçar a segurança do condutor e do veículo nunca é demais, é por isso que a Cobreq,  marca da TMD Friction, uma empresa do grupo Nisshinbo, recomenda que motoristas e frotas façam a revisão dos caminhões, em especial no sistema de freio, item essencial para garantir proteção na pista. “É fundamental que a manutenção do veículo aconteça periodicamente para checar a funcionalidade do mesmo e se todas as peças e sistemas estão em bom estado. Não é somente a quebra de uma peça que pode ser prejudicial, o desgaste natural dos componentes também pode provocar graves acidentes, sendo assim, todo o sistema de freios incluindo pastilhas, sapatas e fluído devem ser revisados”, afirma Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da TMD Friction do Brasil.


 

Pastilha

As pastilhas de freio são responsáveis por parar o movimento de rotação das rodas do veículo. É importante verificar se elas estão gastas ou com ruído durante a revisão. 

 

Sapata

As sapatas compõem o sistema de freio a tambor, elas recebem a força dos cilindros de roda e a utiliza para comprimir as lonas de freio contra o tambor, gerando atrito e desacelerando as rodas. 

 

Fluido de freio

Também é importante checar o nível do fluido de freio, se ele estiver abaixo do indicado pode indicar o desgaste natural das pastilhas de freio ou até mesmo vazamento. “É importante que essa revisão seja feita em uma mecânica de confiança, o fluido de freio por exemplo não deve ser completado, se ele estiver próximo do nível mínimo, é necessária inspeção no sistema de freio. Importante realizar a substituição do fluido no tempo recomendado pelo fabricante do veículo”, afirma.


Os materiais de fricção desenvolvidos pela Cobreq atendem diversos tipos de caminhões, assim como os VUCs. Com forte investimento em tecnologia e testes rigorosos em diferentes ambientes e condições, as peças oferecem excelência em qualidade, conforto e segurança.

 

SOBRE A COBREQ

A Cobreq é uma das marcas do grupo TMD Friction, a maior fabricante de pastilhas de freio do mundo. A empresa desenvolve lonas, sapatas e pastilhas de freio abrangendo veículos das linhas leve, pesada e de motos. Localizada em uma área de 100 mil m², em Salto, interior de São Paulo, a fábrica representa uma das maiores unidades do grupo TMD Friction fora da Europa. Para mais informações, acesse www.cobreq.com.br .

 

Sobre o Grupo TMD Friction

A TMD Friction, um grupo da Nisshinbo Holdings Inc., é líder global na fabricação de pastilhas de freio para a indústria automotiva. Também fabrica pastilhas de freio a disco e lonas de freio a tambor para aplicações em diversos tipos de veículos. Seu portfólio de produtos também inclui pastilhas de freio esportivas, bem como materiais de fricção para esse segmento. A TMD Friction atende ao mercado global de peças de reposição por meio das marcas Textar, Nisshinbo, Mintex, Don, Pagid e Cobreq, além de desenvolver e produzir revestimentos de fricção para a indústria sob a marca Cosid. O TMD Friction Group tem quatro plantas fabris na Alemanha, além de outras unidades na Europa, nos EUA, Brasil, México, China e Japão. O grupo possui mais de 5 mil colaboradores em todo o mundo. Para mais informações, acesse www.tmdfriction.com.

Postado por Alfapress Comunicações | 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...