22.02.2021

Verticalizando a produtividade – a solução de irrigação por gotejamento subterrâneo no cultivo de grãos e fibras

Verticalizando a produtividade – a solução de irrigação por gotejamento subterrâneo no cultivo de grãos e fibras

William Roberto Damas, Especialista Agronômico Grãos e Fibras

A irrigação por gotejamento subterrâneo, tradicionalmente utilizada há vários anos em diferentes cultivos, como café e cana-de-açúcar, vem ganhando espaço e crescendo anualmente em fazendas de grãos e fibras em diferentes regiões produtoras no Brasil.  A busca por crescimento contínuo, ocorreu nas mais variadas culturas irrigadas pelo sistema de gotejamento, a tecnologia proporciona benefícios e traz ao produtor menor demanda de água e energia elétrica, melhor aproveitamento da área, bem como, o aumento da produtividade através da técnica da NutrirrigaçãoTM, aplicando os nutrientes através da água de forma parcelada e uniforme.

Desde a implementação do primeiro projeto de irrigação por gotejamento subterrâneo para o cultivo de grãos no Brasil, feita pela Netafim, em 2012, ,  em uma área de 81 ha, no município de Palmeiras das Missões/RS, os resultados de produtividade da soja e milho, com a utilização da tecnologia, mostraram-se muito promissores, com  safras atingindo produtividades superiores a 100 sacas/ha de soja e 280 sacas/ha de milho safra, resultado muito superior às médias da Fazenda nas condições de sequeiro. 

Com o pioneirismo e todo conhecimento gerado, a tecnologia passou por um  processo de evolução técnica e agronômica, com conceitos de projetos personalizados e adaptados para cada tipo de área, tubos gotejadores com maiores comprimentos de linha, ganhando rendimento na instalação e menos interferências dentro da área, implementos modernos para instalação dos tubos gotejadores gerando rapidez e qualidade na operação e novas tecnologias digitais de controle e automação, como o NetbeatTM, proporcionando maior eficiência no manejo da irrigação, NutrirrigaçãoTM, com informações na “palma da mão” para ajudar o produtor em suas tomadas de decisão diárias. 

Outra Fazenda, localizada no município de Cocalzinho, em Goiás/GO, vem extraindo muito valor da tecnologia, obtendo um salto de 76% na produtividade da soja em seu projeto. Com a irrigação por gotejamento, a eficiência na utilização da água, a qual chamamos de produtividade da água, fica muito evidente. Como exemplo, na produção de soja na Fazenda Tabapuã, no sequeiro para cada saca produzida foram necessários 9,6 mm de água, enquanto no irrigado por gotejamento subterrâneo 6,6 mm. No último milho de segunda safra 2020, o resultado de produtividade da fazenda foi muito satisfatório na irrigação por gotejamento, atingindo a produtividade de 210 sacas/há, 50% superior às médias de produtividade de milho safrinha da região, que são em torno de 140 sacas/ha.

Atualmente a Netafim conta com inúmeros projetos de gotejamento subterrâneo para grãos em escala comercial, destacando projetos de grande porte já em funcionamento, como um de 400 ha na região de Campo Grande/MS, e outros projetos nas mais variadas regiões produtoras de grãos de Norte ao Sul do país. 

Além dos cultivos tradicionais, como: soja, milho e feijão, a tecnologia vem trazendo resultados impressionantes também no cultivo do algodão. Em projetos demonstrativos com a tecnologia nas regiões do Mato Grosso e Oeste da Bahia, tradicionais regiões produtoras, com o gotejamento subterrâneo vem se obtendo produtividades acima das 420@ de algodão em caroço por hectare nos cultivos de primeira e segunda safras, resultados sendo atingidos pela aplicação de água e nutrientes de forma parcelada ao longo de todo ciclo fenológico da cultura e sem causar molhamento superficial dos capulhos abertos da planta, garantindo mais produtividade e qualidade da pluma.

 

Com os excelentes resultados em produtividade, incluímos a possibilidade de realização de uma terceira safra no ano agrícola, trazendo uma maior rentabilidade ao produtor, além do rápido retorno do investimento, sendo em torno de 2 a 3 anos, comparando-se com as condições em sequeiro.

 

Sobre a Netafim

Fundada em Israel há mais de 50 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com cerca de 30 subsidiárias em todo o mundo, a Companhia oferece as melhores soluções aos agricultores de mais de 110 países por meio de 15 fábricas, mais de 4.000 funcionários e milhares de distribuidores. Um portfólio de produtos e soluções inovadoras de irrigação inteligente e digital farming que visa contribuir com o eficiente uso da água, aumentando a produtividade na agricultura.

Postado por Alfapress Comunicações | 0 comentários
Marcadores: NETAFIM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...