06.04.2020

5 melhores práticas para a comunicação interna da sua empresa

 5 melhores práticas para a comunicação interna da sua empresa

A comunicação é uma estratégia ampla, que deve contemplar diferentes públicos envolvidos com a sua empresa. É comum pensar o posicionamento da marca direcionado ao público externo, que é essencial para o sucesso de um negócio, mas não é o único. É necessário criar uma conexão com colaboradores e fornecedores, expressando para eles os seus valores, visão e missão.

A comunicação interna é uma estratégia para engajar o público interno a partir de transmissão e compartilhamento de informações do ambiente corporativo. Essa troca pode ser feita de forma horizontal, entre funcionários de um mesmo nível hierárquico, e vertical, de superiores e subordinados.

Separamos 5 melhores práticas para a comunicação interna da sua empresa

1. Conheça a sua empresa e seus colaboradores

Os esforços de comunicação interna precisam refletir o posicionamento da empresa. Por mais interessante que seja desenvolver aplicativos, newsletter ou uma intranet, essa comunicação não pode destoar da cultura corporativa permitida. Por exemplo: se a empresa é super conservadora, será incoerente ter uma comunicação interna descolada. É preciso ter unicidade.

Por isso, expresse os valores, objetivos, história, cultura organizacional e sonhos. Incentive os colaboradores a vivenciar os mesmos propósitos. Para isso é essencial conhecer bem a sua empresa e seus funcionários, criando empatia, respeito e admiração entre ambos.

2. Elabore um planejamento para essa área

Não se engane, apesar de ser uma estratégia da sua empresa para os seus próprios funcionários, a comunicação interna também precisa ser muito bem planejada. Como qualquer outro projeto, é necessário elaborar um planejamento, definir objetivos e métricas. 

Os principais benefícios de um trabalho consistente podem ser: 

  • aumentar o alinhamento dos colaboradores com os discursos da organização;

  • alavancar o nível de satisfação dos funcionários;

  • diminuir o turnover da empresa;

  • melhorar a participação de profissionais nas reuniões estratégicas ou nas ações sociais da companhia;

  • e impulsionar o índice de metas alcançadas por funcionário ou equipe.

    Além disso, é importante considerar diferentes canais para criar e fortalecer esse relacionamento empresa x colaboradores. Os meios mais usuais são: e-mail, gamificação, vídeos, murais, convenções, reuniões, rede social corporativa, aplicativos, intranets e TVs corporativas. Escolha as que mais atendem às suas necessidades e, é claro, sejam economicamente viáveis. 

3. Não crie barreiras no contato entre os departamentos

A comunicação interna tem como um dos pilares integrar equipes e unificar a comunicação. Por isso, é essencial que os funcionários sintam-se à vontade para interagir com os demais departamentos da empresa. Se você isola as equipes, perde a oportunidade de aprender com times que estão em campo, que possuem mais conhecimento sobre o mercado ou o produto etc. Estimule o senso de dono em todas as pessoas.

4. Reconheça, valorize e estimule os relacionamentos

É comum que colaboradores mais tradicionais ou antigos na empresa apresentem alguma resistência em aderir às inovações da marca, como a comunicação interna. Por isso, é importante estimular as interações, reconhecendo, valorizando e estimulando com treinamentos, gamificação e eventos, como festas temáticas, almoços em conjunto, happy hours, viagens para a equipe e com comemorações por metas batidas. As reuniões sociais são ótimas para aproximar os colaboradores e aprimorar suas relações interpessoais.

5. Acompanhe e otimize os indicadores do setor

Mesmo as redes sociais corporativas, a intranet ou qualquer que seja a ferramenta da comunicação interna, precisam ter um acompanhamento das métricas de resultado. O objetivo é que as pessoas interajam, se engajem, forneçam dados para inteligência da empresa, sejam opiniões, comportamentos, feedbacks etc.

Outro benefício também é, caso você queira reduzir as saídas nas equipes, é possível medir a taxa de turnover no período, além, é claro, de ter dados para entender os seus motivos, seja por meio de uma pesquisa ou análise de dados de performance da ferramenta. 


Por fim, não confunda Comunicação Interna com Endomarketing. São estratégias diferentes e para entender mais sobre suas particulares, continue acompanhando os nossos conteúdos. 

Quer desenvolver uma planejamento de Comunicação Interna para a sua empresa? Nós temos muitas ideias para te ajudar. Entre em contato conosco e marque um encontro com o nosso time.

Postado por Alfapress Comunicações | 0 comentários

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