20.05.2020

7 ferramentas gratuitas para otimizar seu SEO

7 ferramentas gratuitas para otimizar seu SEO

7 ferramentas gratuitas para otimizar seu SEO

 

A otimização de mecanismos de pesquisa deve ser um esforço contínuo para melhorar o ranking das suas páginas para pesquisas orgânicas e encontrar novos caminhos para criar conteúdo e expandir seu alcance de maneira significativa. Para isso, é necessário aprender sobre SEO. Essas técnicas permitem ajustar qualquer página de seu site para ser encontrada mais facilmente nesses motores de busca. Para facilitar a vida de quem trabalha na internet, existe uma série de ferramentas no mercado, aumentando as possibilidades de seu site ficar melhor ranqueado no Google. 

 

Confira abaixo as principais ferramentas gratuitas de SEO. Elas são intuitivas, fáceis, eficazes, poderosas e – o melhor de tudo – absolutamente gratuitas.


 

1. Google Analytics

Não há como deixar o Google Analytics fora do primeiro lugar dessa lista. Mesmo que seja muito provável que já o utilize em sua rotina, reforçamos a importância de usar essa ferramenta com frequência. Dizemos isso pois ela é a que fornecerá todas as informações que precisa saber sobre seu site e as páginas contidas nele. Através do Google Analytics, é possível saber quantas visitas seu site recebeu, quais páginas mais acessadas, comportamento dos usuários em seu site e se possui links quebrados, entre uma infinidade de outras informações. 

 

2. Google Search Console

Outra das ferramentas de SEO grátis oferecidas pelo Google, é o Search Console. Ele é utilizado para analisar os cliques vindos de pesquisas feitas no Google, mostrando quantas vezes seu site aparece em resultados de pesquisas, mostrando tudo que precisa saber sobre o tráfego originado por buscas no Google. Além disso, a ferramenta também envia notificações sobre erros críticos em seu domínio, entre outros. 

 

3. Planejador de palavras-chave do Google

A terceira ferramenta do Google essencial para trabalhar o SEO de seu site, é o planejador de palavras-chave do Google. Ele pode ser utilizado de diversas maneiras, sendo a mais útil delas descobrir a quantidade de buscas que uma determinada palavra-chave recebe. Você também pode inserir a URL de seu site na ferramenta, que retornará uma série de sugestões de palavras-chave que pode trabalhar em sua página. 

 

4. Übersuggest

A ferramenta do famoso profissional de marketing Neil Patel tem um design amigável, facilitando seu uso. No Übersuggest você digita uma palavra-chave e ela irá listar de A a Z todas as possíveis sugestões similares baseadas nas intersecções das buscas. É uma ótima ferramenta para ter insights de novas palavras-chave. A vantagem do Übersuggest é que ele te dá o volume de buscas, lance médio para compra da palavra chave e competição de forma gratuita. 

 

5. Google Data Studio

Essa é a mais recente entre as ferramentas de SEO grátis criada pelo Google. Apesar do Analytics ser uma plataforma completa para conseguir informações sobre a performance do seu site, ela não é muito amigável na hora de gerar seus relatórios, sendo pouco compreensível por quem não está habituado a ferramenta. O Google Data Studio foi lançado com a intenção de facilitar profissionais de marketing digital a criarem relatórios e apresentações. 

 

6. Google Trends

Embora não possa ser classificada como uma plataforma de SEO, o Google Trends é ideal para saber quais são as notícias - e palavras-chave - mais comentadas em sua área. Basta acessar a página e buscar tópicos de acordo com sua área de negócio, segmentando a busca por localização e categoria, caso ache necessário. A partir daí, o Google Trends mostrará o crescimento nas buscas em um intervalo definido pelo usuário, permitindo que saiba o que está “bombando” e o que está deixando de ser tendência.

 

7. SEMrush

O SEMrush é um painel super elaborado que relata o desempenho de domínios como um todo e suas páginas específicas. O site oferece inúmeros kits de ferramentas, um dos quais é um kit de ferramentas de SEO. Ele permite que você insira uma página do site para ver quais palavras-chave está posicionando, qual é a classificação da página para essa palavra-chave, o volume de pesquisa mensal da palavra-chave e muito mais.


 

E você, utiliza outras ferramentas gratuitas de SEO que fazem algo diferente ou melhor do que listamos aqui?

 

Deixe sua indicação em um comentário detalhado abaixo! Gostaríamos de saber como você usa a ferramenta e como ela pode ajudar outras pessoas com desafios semelhantes.

 
Postado por Alfapress Comunicações | 0 comentários

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