14.11.2019

8 etapas que não devem faltar na estratégia de comunicação da sua empresa em 2020 - Parte 1

8 etapas que não devem faltar na estratégia de comunicação da sua empresa em 2020 - Parte 1

O planejamento de comunicação é o processo de criar estratégias que atendem as necessidades da sua empresa. Para isto, é importante seguir algumas etapas, como a definição do público, os objetivos de comunicação e, inclusive, criar critérios de avaliação de desempenho destas estratégias. Afinal, é importante medir o seu grau de sucesso para realizar adaptações, se for necessário. 

Identificamos 8 etapas que não devem faltar na estratégia de comunicação da sua empresa em 2020. Realizar cada uma delas de forma eficiente potencializa os resultados. Confira em nossas próximas newsletters essas etapas divididas em uma série de 4 postagens!

 

1ª Etapa - Diagnóstico de Oportunidades

Para iniciar um trabalho de planejamento de comunicação é essencial realizar pesquisas que fornecerão informações sobre o mercado e o comportamento dos seus clientes. Conhecendo essas características é mais fácil seguir com as próximas etapas. Veja duas pesquisas básicas a serem realizadas.

Analise a concorrência

Benchmarking é o termo técnico utilizado para pesquisas de análises de concorrentes. Ela permite aos gestores compararem produtos, práticas empresariais, serviços ou metodologias usadas pelos rivais. O objetivo não é imitar, mas conhecer e criar soluções melhores. 

Pesquise o seu público

Agora que você já sabe como o mercado se comporta, é hora de entender o público. Se a sua empresa for nova, essa a etapa de conhecer o seu público potencial, considerando seus comportamentos de compra, a receptividade sobre o seu produto ou serviço, meios de comunicação ideais, entre outros aspectos. Por outro lado, se a sua empresa já existe no mercado essa pesquisa ainda é muito importante para entender se as pessoas ainda se comportam como você havia analisado anteriormente, qual a percepção de valor que elas têm sobre sua marca, produtos e serviços, bem como identificar oportunidades de melhora e crescimento.

 

2ª Etapa - Objetivo de comunicação

Todo planejamento começa com um objetivo, uma necessidade a ser suprida. Por isso, é fundamental que, munidos dos dados das pesquisas, sejam definidos o objetivo geral e os objetivos específicos de todo este trabalho. Entendam como:

Objetivo geral: norteia todo o projeto 

Objetivos específicos: pequenas ações que direcionam os resultados ao objetivo principal. 

 

Gostou das nossas dicas? Esta publicação terá a parte 2, 3 e 4, com a continuação das estratégias. Para receber a próxima parte e outros conteúdos, comente aqui embaixo com o seu e-mail. 

Para saber mais sobre as 8 etapas que não devem faltar na estratégia de comunicação da sua empresa em 2020, entre em contato conosco. Temos um time completo para te ajudar!

 

Leia também

Parte 2 - Marketing de conteúdo e SEO

Parte 3 - Investimento de mídia e Monitoramento

Postado por Alfapress Comunicações | 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...