24.11.2019

8 etapas que não devem faltar na estratégia de comunicação da sua empresa em 2020 - PARTE 2

8 etapas que não devem faltar na estratégia de comunicação da sua empresa em 2020  - PARTE 2

Pensar, planejar, estudar e dar o foco. A primeira parte já foi executada precisamos dar andamento nas próximas. Confira a segunda parte da série que preparamos pra você! 

 

3ª Etapa - Marketing de conteúdo

Tão falado nos últimos anos, o marketing de conteúdo é o  processo de criar, publicar e promover conteúdos personalizados para seu cliente. Entregando o conteúdo necessário no momento adequado, aumenta-se a chance de criar um público fiel à sua marca por meio de criação e compartilhamento de conteúdo. Afinal, quem não gosta de ter as perguntas respondidas quase antes de realizá-las? Agora que você já conhece o mercado e o seu público, siga os próximos passos: 

 

Defina um posicionamento

É hora de definir como a sua empresa se apresentará para as pessoas. Este não é um processo fácil, pois é como a personalidade, valores e crenças da empresa serão expostos ao público. Atenção: evite expressar pensamentos preconceituosos e preferências políticas que estimulem a polaridade. Mas, mesmo assim, tente ser sincero com o público. Conceitos veganos, ou que não promovam prejuízos ambientais e animais, e empresas que valorizam a diversidade de gênero têm se destacado entre os clientes. 

 

Escolha as redes sociais ideais

Embora o Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin sejam as redes sociais mais populares, existem diversas plataformas disponíveis que podem conectar a sua empresa ao público-alvo. É interessante estar nas redes mais conhecidas, mas é mais importante estar nos canais que façam sentido para a sua marca e os seus clientes. 

 

Atualize o seu site e blog

Se você já tem um site e um blog, é hora de dar uma atualizada neles. É comum que as empresas desenvolvam seus sites e passem anos sem atualizá-los. O ideal é que essa atualização pudesse ser realizada no máximo a cada seis meses. Por isso, atualize as informações sobre a sua marca, seu catálogo de produtos e contatos. O site é o seu cartão de visita virtual, cuide bem dele. Caso a sua marca ainda não tenha site e um blog, é hora de criá-los. O blog é uma ferramenta essencial para divulgar materiais especiais e mais tensos, como este texto que você está lendo em nosso blog. Esse recurso também é fundamental para a estratégias de SEO (Search Engine Optimization), que vamos conhecer a seguir.

 

PR

Seja no ambiente digital ou mesmo no mundo offline, as estratégias de comunicação devem trabalhar a construção da imagem de uma marca. Por isso, o time de PR vem para completar esse trabalho. Cercar por todos os lado os seus clientes com informações sobre seus produtos aumenta as chances de ser percebido e escolhido na próxima compra. 

 

Enquanto nas redes sociais é possível trabalhar um conteúdo mais personalizado e que promove interatividade com o público, o PR pode trabalhar conteúdos mais institucionais que reforcem a diferenciação da marca no mercado, lançamentos e eventos que ressaltam o posicionamento criado anteriormente. 

 

SEO (Search Engine Optimization)
Hoje não é novidade para ninguém que o conteúdo é uma ferramenta valiosa para cativar a audiência. Nesse sentido, o Search Engine Optimization, conhecido como SEO, é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais nos sites de busca gerando conversões, sejam elas, um lead, uma compra, um envio de formulário, agendamento de consulta e outros. Ou seja, com algumas técnicas aplicadas nos textos de blog e release, aumenta-se a chance da sua marca aparecer de forma gratuita nas primeiras páginas dos mecanismos de busca na hora de uma pesquisa. 


Quer ver até o fim as 8 etapas? Confira nossa próxima postagem que será sobre Investimento de mídia e Monitoramento.

Leia também: 

Parte 1 - Diagnóstico de oportunidades e objetios de comunicação

Parte 3 - Investimento de mídia e Monitoramento

Postado por Alfapress Comunicações | 0 comentários

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