12.12.2019

8 etapas que não devem faltar na estratégia de comunicação da sua empresa em 2020 - PARTE 4

8 etapas que não devem faltar na estratégia de comunicação da sua empresa em 2020 - PARTE 4

Chegamos a última parte da série, confira as 3 etapas que faltavam para você planejar a comunicação da sua empresa em 2020.    

 

6ª Etapa - Marketing de influência

Esta estratégia visa criar um relacionamento entre a sua marca e pessoas que possuem uma audiência relevante para a sua estratégia de negócio e de comunicação. O termo Marketing de Influência ganhou espaço no mercado a partir das ações com influenciadores digitais, mas pode contemplar profissionais e pessoas relevantes para o seu mercado. O fundamental é que estas pessoas tenham audiência, e, como próprio nome diz, atue com forte influência sobre ela. 

 

Influenciadores digitais

Também popularmente chamado de “blogueiros”, os influenciadores digitais se dividem entre micro e macro influenciadores, especializados em nichos ou com audiência mais genérica. Na hora da escolha, diversos aspectos devem ser considerados, como nível de influência sobre o público, compatibilidade com valores da marca, regiões desejadas - já que alguns possuem relevância apenas em determinadas regiões, entre outros.

 

Profissionais relevantes no mercado
Existem pessoas e profissionais do mercado que não são, necessariamente, blogueiros, mas que possuem uma audiência e credibilidade consolidadas. Podem ser executivos de uma região ou segmento, profissionais referência em seus mercados, artistas e, em alguns casos, também jornalistas. 

 

7ª Etapa - Marketing de relacionamento

O Marketing de Relacionamento é um conjunto de ações tomadas pela empresa como forma de criar e manter um relacionamento positivo com os seus clientes. Como, por exemplo, um plano de fidelização de clientes, eventos, entre outros. O grande objetivo é tornar os clientes fãs da sua marca.

Todas as etapas descritas anteriormente neste material e também no texto 8 etapas que não devem faltar na estratégia de comunicação da sua empresa em 2020 - Parte 1, podem ser consideradas, de alguma forma, estratégias para criar relacionamento. Entretanto, quando trabalhamos focados nesse objetivo, abre-se uma enorme gama de ações que são possíveis. 

Endomarketing
O relacionamento com os stakeholders internos é essencial. Uma equipe engajada, alinhada com os valores e objetivos da empresa tendem a trabalhar com maior entusiasmo e orientada aos resultados, além de se tornar um advogado na marca. Sabe aquela sensação de ser bem atendido em um estabelecimento, se sentir acolhido e sentir que todos ali estão felizes por trabalhar naquele local? Essa é uma característica de estratégias de endomarketing de sucesso. É entender que para ter um funcionário engajado é preciso ter, antes de tudo, carinho e respeito por quem ele é.


 

Comunicação interna
Dentre as ações possíveis para criar e fortalecer este relacionamento, a comunicação interna precisa ser adaptável à realidade de todos os colaboradores, garantindo que a informação chegue em todos os setores da empresa. Pode ser desenvolvida uma intranet, utilizar mural ou mesmo um grupo de comunicados ou lista de contatos no whatsapp.

 

Ações e eventos

Além da comunicação interna, ações de guerrilha nos refeitórios, eventos de confraternização, treinamentos ou palestras motivacionais, saúde e desenvolvimento pessoal são excelentes oportunidades de comunicar os valores da sua marca e, consequentemente, acolher os colaboradores em um únicos propósito. 

 

8ª Etapa - Analise a performance

Depois de todo esse trabalho, é hora de analisar a performance das etapas adotadas. Afinal, o acompanhamento dos resultados é fundamental para seguir ou redefinir os caminhos. De modo geral, estas análises são realizadas com frequência a partir do dia a dia nas ferramentas e de relatórios de resultados.


Relatório de social mídia e investimento de mídia
Estes relatórios indicam as taxas de engajamento das redes sociais, as performances das publicações e os resultados dos investimentos de mídia realizado.

 

Relatório de monitoramento

A partir da análise de dados obtidos nas estratégias de monitoramento, é possível identificar diferentes insights e evidências que podem orientar diretamente um processo de tomada de decisão. Por exemplo, é possível compreender a aceitação de um produto pelo público e, assim, decidir lançar novas versões, tirar do mercado ou apenas fazer modificações em suas composição. Ou então, guiar as decisões da sua empresa de acordo com a movimentação do mercado.

 

Relatório de Marketing de influência

As ações de Marketing de Influência estão ganhando cada vez mais espaço nos planejamentos, mas requerem muita análise de resultados. Não é tão simples medir o retorno do investimento em ações como estas, para isto a estratégia deve ser atrelada a outros recursos, como um e-commerce, por exemplo. Mas, mesmo que isto não seja possível, analisar os resultados das publicações já ajuda no entendimento da performance. De modo simples, a partir deste relatório é a sua empresa entenderá quais influenciadores tiveram mais engajamento da audiência, o que pode definir quem serão as pessoas com quem as parcerias serão mantidas em outro projeto. 

 

Relatório de PR

Como vimos na primeira parte deste texto, as ações de PR, assessoria de comunicação, trabalham em sintonia com o digital e é igualmente fundamental para o sucesso das estratégias. Por isso, é essencial que haja um acompanhamento destes resultados, uma vez que ambos devem expressar uma única mensagem, pautadas por um objetivo de comunicação em comum. 

 

O time da Alfapress Comunicações está pronto para planejarmos juntos as estratégias de comunicação para 2020. Por isso, para saber mais sobre cada uma destas etapas e como elas podem ser eficientes em seu negócio, entre em contato conosco ou deixe os seus contatos nos comentários. 

 

Veja também:

 

PARTE 1 - Diagnóstico de oportunidades e objetivos de comunicação

PARTE 2 - Marketing de conteúdo

PARTE 3 - Investimento de mídia e Monitoramento

 

Postado por Alfapress Comunicações | 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...