10.08.2017

Como a comunicação pode ajudar as empresas

Como a comunicação pode ajudar as empresas

No mundo em que vivemos é comum mudanças rápidas de rota nas empresas diante de cenários como o que o Brasil passa hoje: crise econômica, insegurança jurídica, turbulência na política, concorrência acirrada, impactos vindo de notícias do exterior ou ainda, por crises particulares, como troca de comando na gestão, queda nas vendas, fusões e aquisições, e uma lista infinita de acontecimentos do mundo corporativo que exigem velocidade na tomada de decisões e uma equipe muito alinhada para dar vasão a novas realidades.

O problema é que nem sempre o que o presidente ou diretor pensa e deseja executar é percebido da mesma forma por todos os escalões da empresa, da diretoria ao pessoal que trabalha na produção, e isso prejudica a companhia como um todo. Imagina uma grande rede de supermercados que lança uma promoção relâmpago, mas não comunica direito com a equipe de caixa ou atendimento. O consumidor chega impactado pela campanha da promoção e encontra o produto com preço errado, não há sinalização nas prateleiras, o caixa não sabe informar até quando vai a promoção e quais os produtos, enfim, o caos está instalado.

Na história da Alfapress é muito comum constatarmos esses problemas já durante o processo de imersão, quando estamos conhecendo os novos clientes. Nessa fase, entrevistamos os mais variados profissionais, do executivo que nos contratou, passando pelas mais variadas lideranças – presidência, marketing, gestão de pessoas (RH), comercial , entre muitos. As soluções são indicadas no Plano de Comunicação Estratégico, que engloba todos os posicionamentos e formas de se comunicar com os mais variados públicos, desde o interno, considerado fundamental para o alinhamento das mensagens chaves da empresa e objetivos macros de mercado, passando por clientes, fornecedores, governo, instituições científicas e associações de classe, e mídia em geral.

Bem planejada, estruturada e focada nos objetivos da empresa (e do corpo de gestão) a comunicação é o diferencial que vai não só promover o engajamento dos funcionários às metas propostas, como também será de fundamental importância para o sucesso da organização. Ancorada nas áreas de Marketing ou Gestão de Pessoas (RH), ou ainda, em empresas que valorizam tanto a comunicação que a colocam diretamente ligada a Presidência, os profissionais de comunicação – sejam internos ou terceirizados – devem participar de todas as etapas do negócio da empresa, opinando sobre quais os melhores caminhos a seguir, definindo as estratégias mais adequadas, customizando as ferramentas ideias para se comunicar (assessoria de imprensa, jornais e revistas corporativas, redes sociais, tv corporativa, eventos etc), promover o treinamento necessário dos porta-vozes, criar campanhas internas e externas, detectar personalidades, blogueiros, youtubers e outros influenciadores digitais e promover ações de relações públicas são algumas das opções. O mais importante é garantir que a comunicação flua de forma livre, sem ruídos e com muita estratégia. Deve-se, também, aplicar pesquisa rotineiramente para se certificar que todo o trabalho está sendo realidade dentro do programado e que esteja impactando positivamente o público e trazendo resultado de marketing e comunicação para o negócio. E é isso que a Alfapress faz.

Postado por Alfapress Comunicações | 0 comentários

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