26.06.2020

O que é Marketing Digital? Entenda o conceito, como fazer e comece sua estratégia de Marketing Online

O que é Marketing Digital? Entenda o conceito, como fazer e comece sua estratégia de Marketing Online

 

Uma excelente estratégia para posicionar sua marca no mercado, atrair novos clientes e atendê-los de forma adequada, é inserir sua empresa no ambiente digital. E isso inclui as estratégias de marketing do negócio, relacionamento com cliente e encantamento com a marca, produto ou serviço.

 

Conforme o relatório Digital in 2019, elaborado pela Hootsuite (sistema especializado no gerenciamento de mídias sociais ), o Brasil tem quase 150 milhões de internautas. Isso quer dizer que 70% da população brasileira está conectada. E muito além disso, esses internautas passam, em média, 9h29min na Internet por dia. A relação desse público com as marcas se dá, cada vez mais, no ambiente online. Quando precisam adquirir produtos e serviços ou quando buscam solução para uma situação específica, a Internet é, geralmente, o primeiro recurso utilizado.

 

A questão é: como destacar informações, serviços e produtos em um espaço tão vasto e disputado como é a Internet? Uma das respostas é: Marketing digital!

 

Mas você sabe pra que ele serve e como usá-lo?

 

O que é Marketing Digital

 

O marketing se desenvolve tendo como uma de suas premissas básicas “a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços”, independente do meio de propagação. No universo digital essa característica se mantém, porém, os recursos usados e as estratégias desenvolvidas é que precisam ser adaptados para um novo contexto. É aí que entram ações voltadas para a criação de conteúdo personalizado, que será distribuído nos mais variados formatos, como blogs, redes sociais, e-books, vídeos, podcasts etc.

 

O objetivo é conectar usuários da rede às marcas. Para isso, é fundamental entender as características de cada tipo de mídia e de cada ferramenta. Além disso, o marketing digital é planejado levando em consideração o perfil e as necessidades do público. O conteúdo criado para um blog é diferente do produzido para ser divulgado em vídeo, por exemplo.

 

Em resumo, podemos descrever que o marketing digital é o processo de desenvolvimento de ações de marketing no ambiente digital segmentadas para o seu público específico. Pode parecer uma definição bastante óbvia, mas, há muita diferença entre o marketing tradicional e o digital, embora mantenha a mesma essência.

 

 

Estratégias de Marketing Digital

 

Existe uma série de estratégias desenvolvidas pelo marketing digital para atingir a diferentes propósitos. O ideal é analisar as principais e montar um plano de comunicação contando com um grupo de ações distintas, mas bem alinhadas. 

 

Confira as mais usadas!

 

  • Marketing de Conteúdo

Marketing de conteúdo é a produção de conteúdo personalizado, desenvolvido para informar a persona sobre temas que estejam associados à sua área de atuação.  Por exemplo, o marketing de conteúdo adotado por uma empresa de contabilidade abordará questões como imposto de renda, tributos e gestão contábil. Já para uma empresa com foco em recrutamento e seleção, algum eBook que demonstre as melhores práticas de entrevistas, por exemplo.

 

Esses conteúdos devem suprir a necessidade de informação do público, mas também cumprem outras funções na estratégia de marketing digital, como atrair o público, educar seus clientes e prospects, orientar a trajetória da persona no funil de vendas, gerar credibilidade para a marca e aumentar seu relacionamento.

 

  • Inbound marketing

Inbound marketing é um conjunto de recursos usados para atrair o público e também para conduzi-lo pelo funil de vendas a fim de convertê-lo em cliente. Para isso são adotadas estratégias como marketing de conteúdo, SEO e publicações nas redes sociais.

 

O exemplo de inbound marketing mais usado, é a disponibilização de Ebooks e Kits de ferramentas e recursos para ajudar o cliente em potencial. São uma das mais populares estratégias do Inbound Marketing, por ser muito eficiente na captação de leads. 

 

Possivelmente você já visitou alguma página que oferecia o download gratuito de um ebook, templates de planilhas e outros recursos, não é mesmo? O que é pedido em troca muitas vezes, é apenas um endereço de email. Pois bem, esse contato inicial abre portas para todas as outras estratégias do inbound marketing e, principalmente, mostra que o lead se interessa no que sua empresa tem para oferecer.

 

  • E-mail Marketing

A estratégia de e-mail marketing consiste no disparo de mensagens comerciais para os leads. Ou seja, em geral, essa ferramenta é adotada quando outros recursos já foram utilizados para criar uma base de clientes em potencial. Além disso, o e-mail marketing também é enviado para quem já é cliente da marca.

 

Um exemplo clássico de email marketing, são os emails informativos, também conhecidos como newsletters. O objetivo principal desse tipo de email é informar a base sobre atualizações e novidades relevantes sobre seu negócio ou sobre seu nicho de mercado. São caracterizados pela presença de textos e por chamadas maiores contendo links para seu site, redes sociais ou para seu blog.

 

  • Redes Sociais

As redes sociais proporcionam excelente interação das pessoas com as marcas. Por isso, ter uma página nas principais redes sociais onde o seu público se encontra tornou-se indispensável: seja para que as pessoas conheçam melhor a sua empresa, seja para promover suas ações e conteúdos. E, no caso das redes sociais, as estratégias têm vários fins. Contudo, as mais desejadas pelos seus usuários, tem como finalidade a geração de tráfego e conversões.

 

Um exemplo disso, é aproveitar melhor o conteúdo publicado. O que isso quer dizer?

É bastante positivo aproveitar conteúdo de materiais já publicados pela sua empresa, criando chamadas para eles nas redes sociais. É uma excelente oportunidade de gerar mais tráfego para seu site, além dos novos visitantes conhecerem os materiais mais antigos.

 

E você, já está explorando o Marketing Digital?

 

Contar com ajuda especializada faz toda a diferença. E nós, da Alfapress, sabemos bem como fazer isso!

 

Quer saber como podemos ajudar a sua empresa? Entre em contato conosco.

 
Postado por Alfapress Comunicações | 0 comentários

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