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Em outubro, o diretor da Alfapress, Cid Luís de Oliveira Pinto, participou como convidado de uma aula de Comunicação Corporativa na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), em São Paulo.
O tema da noite, Planejamento Estratégico de Comunicação, não poderia ser mais atual. A turma, composta por profissionais de comunicação e marketing, participou de uma conversa dinâmica sobre os desafios e oportunidades de conectar negócios, reputação e propósito por meio da comunicação.
Planejar é agir: o plano que se move
Durante a palestra, Cid destacou que um bom planejamento vai muito além de um documento bonito – ele precisa sair do papel e gerar impacto real.
“De nada adianta um plano impecável, feito para ganhar prêmios, se ele não sai do papel ou da nuvem”, destacou.
O executivo também reforçou a importância de alinhar o planejamento às estratégias de negócio e de usar a análise SWOT para transformar fraquezas e ameaças em planos de ação concretos. Outro ponto essencial abordado foi o mapeamento completo de stakeholders, incluindo públicos muitas vezes esquecidos, como colaboradores e comunidades locais — fundamentais para fortalecer a reputação e consolidar marcas empregadoras.
Comunicação multiplataforma e integrada
Ao falar sobre o cenário contemporâneo da comunicação corporativa, Cid defendeu uma visão integrada entre assessoria de imprensa (PR), digital, LinkedIn e experiências presenciais.
Entendemos aqui na Alfapress que é preciso criar conteúdos exclusivos, enviados de forma estratégica para jornalistas e influenciadores, e mesclar ações pessoais com presença multiplataforma. Essa abordagem é essencial para ampliar alcance e consistência de marca em um contexto em que a reputação se constrói a cada interação.
Troca de experiências e novos olhares
O encontro foi conduzido pelo professor Marcio Riscala, e contou com uma turma engajada e participativa. Cid encerrou sua fala destacando o papel do comunicador estratégico como um conector entre negócios, pessoas e reputação – com método, sensibilidade e propósito.
“Foi uma troca inspiradora. Sempre enriquecedor ver o quanto novas gerações estão pensando a comunicação de forma crítica e estratégica”, concluiu.



