ACESA Capuava em gravação para o Globo Repórter
junho 16, 2025Quando ciência, agro e comunicação se encontram
junho 23, 2025Troca entre gerações, dinâmicas práticas e aprendizados em dobro
Em junho tivemos a oportunidade de falar mais sobre comunicação com os alunos da universidade. Nosso diretor, Cid Luís de Oliveira Pinto conduziu duas palestras sobre media training com os alunos de Jornalismo da PUC-Campinas (veja como foi aqui). A proposta foi ir além da teoria: mostrar, na prática, como se comunicar estrategicamente com a imprensa, conduzindo treinamentos que simulam o dia a dia de um porta-voz.
Entre as dinâmicas, estiveram o tradicional “pinga-fogo” – no qual o porta-voz responde, sem preparação prévia, a perguntas diretas de jornalistas – e a simulação de uma entrevista coletiva. Os alunos se revezaram nos papéis de jornalistas e entrevistados, desenvolvendo habilidades como clareza, agilidade, postura e foco em mensagens-chave.
O engajamento foi altíssimo nas duas turmas e as trocas, riquíssimas. Os estudantes trouxeram questionamentos relevantes e mostraram um interesse genuíno sobre os bastidores da comunicação estratégica.
O desafio de se comunicar com a Geração Z
Como provocar, ensinar – e aprender – com uma geração que cresceu em meio a telas, redes sociais e mudanças constantes?
Essa foi a reflexão que ficou ao final da palestra com a turma do noturno. Falamos sobre a importância de adaptar a linguagem, compreender os canais certos e manter a autenticidade no discurso. A Geração Z valoriza marcas transparentes, diretas e que se posicionam – e o mesmo vale para lideranças e porta-vozes.
Se comunicar com esse público é um desafio – e também uma oportunidade para inovar e se conectar com mais propósito.
Gratidão e reconhecimento
Nas palavras do nosso diretor: “agradeço à professora Ciça Toledo pelo convite e condução da disciplina e para a aluna Gabriela Moda, nossa estagiária na Alfapress, que esteve presente e contribuiu ativamente. É um orgulho ver uma integrante da nossa equipe já se destacando entre os talentos do futuro.”
Seguimos firmes na missão de formar, inspirar e transformar – dentro e fora do mercado. Quer saber mais sobre como a comunicação pode mudar o mundo ou levar nosso papo para sua universidade, ou empresa? Chama a gente!