Press Trip NPV: sustentabilidade e independência do Brasil na produção de fertilizantes
outubro 25, 2025ACESA Capuava relança sua newsletter mensal com apoio da Alfapress
novembro 5, 2025Por que media training é tão essencial?
Muita gente não entende muito bem o que é e para que serve o media training ou acham que é só uma palestra ou treinamento técnico. Mas a verdade, é que ele vai muito além disso: o media training é uma ferramenta estratégica para fortalecer a reputação institucional.
Costumamos dizer que, quando um porta-voz compreende como funciona a imprensa, entende seu público e domina suas mensagens-chave, ele não apenas concede entrevistas: ele forma opinião, inspira confiança e protege a imagem da marca.
Nos últimos meses, tivemos a oportunidade de realizar dois encontros importantes com esse propósito: um media training para a Kemin e um workshop de comunicação direcionado para a Integra Campinas. Ambos reforçam a nossa expertise na preparação de executivos e líderes para comunicar com clareza, assertividade e propósito.
Media Training Kemin: colaboração, estratégia e prática
Em outubro, a Kemin promoveu um workshop robusto junto aos seus colaboradores – uma imersão cheia de insights, trocas e atividades práticas. E em meio a essa programação intensa, tivemos o privilégio de sermos convidados para conduzir o módulo de Media Training, voltado ao aprimoramento da comunicação com jornalistas e demais públicos estratégicos.
Durante o processo: os participantes discutiram propostas de valor, refletiram sobre mensagens-chave, entenderam como diferentes veículos funcionam e praticaram entrevistas simuladas com foco em clareza, conexão e estratégia.
O resultado foi tão positivo que, ao final, o grupo redesenhou sua estratégia de comunicação com base no aprendizado obtido. Comunicação é isso: perceber caminhos, ajustar rotas e fortalecer confiança.
Media Training Integra Campinas: comunicação para fortalecer o terceiro setor
A Integra Campinas representa entidades filantrópicas e organizações do terceiro setor – um papel de enorme relevância na região. Por isso, preparar seus executivos para falar com a imprensa é também fortalecer causas, ampliar visibilidade e impactar mais pessoas.
Durante o media training, pudemos não só trabalhar a clareza das mensagens institucionais e reforçamos o poder do storytelling, como também explicamos como repórteres produzem boas matérias, demonstramos como antecipar perguntas sensíveis e realizamos exercícios práticos de entrevista.
Ver a evolução dos porta-vozes e a compreensão do papel estratégico da comunicação é sempre um motivo de orgulho para o nosso time.
Treinar porta-vozes é investir na reputação da empresa
Aqui na Alfapress, acreditamos que comunicar bem é gerar conexão – e isso vale tanto para empresas do agronegócio, indústria e tecnologia quanto para entidades sociais, associações e organizações filantrópicas. Ou seja: para tudo!
Media training é uma ferramenta que:
- reduz riscos,
- fortalece mensagens,
- cria porta-vozes confiáveis,
- melhora a relação com a imprensa,
- e amplia o impacto institucional.
Temos a tranquilidade de dizer que, Kemin e Integra estão ainda mais preparadas para comunicar com propósito. E nós seguimos ao lado delas para apoiar cada novo desafio.




