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Me conta uma coisa: você faz ideia do impacto que a comunicação interna tem no desempenho da sua empresa? Pode parecer uma pergunta aleatória, mas a verdade é que ainda que muitas vezes subestimada, a comunicação eficaz com os colaboradores é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Ao alinhar os objetivos da empresa com as expectativas dos funcionários, você cria um ambiente de trabalho mais produtivo, engajado e inovador.
Vem com a gente nesse artigo descobrir um pouco mais do que é comunicação interna e por que ela é tão importante!
Afinal, o que exatamente é comunicação interna?
Já parou para pensar que seus funcionários são os verdadeiros embaixadores da sua marca? Pois é. Muitas vezes ficamos pensando em como atingir cada vez mais pessoas fora e esquecemos de fazer a lição de casa em casa. A comunicação interna é a ponte que conecta a liderança da empresa com cada colaborador, garantindo que todos estejam alinhados com os objetivos e valores da organização.
Imagine uma empresa como um time de futebol: para vencer, todos os jogadores precisam saber suas funções e trabalhar em equipe. A comunicação interna é o técnico que orienta e motiva o time para alcançar a vitória. E vamos combinar, que no fim do dia isso é tudo que queremos!
Benefícios da comunicação interna eficaz
Para explicar melhor, vamos trazer números: um estudo realizado pela Gallup mostrou que empresas com altos índices de engajamento dos funcionários apresentam resultados financeiros até 21% superiores à média do mercado. Além disso, segundo o estudo, a chance de retenção de talentos é de 4,5 vezes maior.
Assim, mais que se aproximar do seu público interno, uma comunicação eficaz tem impacto direto desempenho organizacional em todas as esferas:
Aumento da produtividade: quando os colaboradores sabem o que fazer e por quê, eles trabalham de forma mais eficiente e produtiva.
Melhora do clima organizacional: uma comunicação transparente e aberta cria um ambiente de trabalho mais positivo e colaborativo.
Fortalecimento da cultura organizacional: ao compartilhar os valores e a missão da empresa, a comunicação interna ajuda a construir uma identidade forte e unida.
Redução do turnover: funcionários bem informados e engajados tendem a ficar mais tempo na empresa.
Melhora da tomada de decisões: a comunicação eficaz garante que todos tenham as informações necessárias para tomar decisões estratégicas.
E como eu aplico isso, na prática?
Ok, o conceito está aí, mas e como eu consigo aplicar isso no meu negócio? Por incrível que pareça, a implementação não é um bicho de sete cabeças, uma vez que a maioria das ferramentas já são velhas conhecidas – ainda que usadas muitas vezes para outros objetivos.
Reuniões de equipe, intranet, newsletters, aplicativos e eventos internos são alguns dos canais que podem ser usados isoladamente ou em conjunto para fazer esse trabalho. Mas, obviamente que não é só isso. Antes de começar fazendo qualquer coisa, é preciso estabelecer objetivos, escolher quais serão os melhores canais, incentivar a participação e medir os resultados. E pra fazer tudo isso, o primeiro passo é criar um grupo de comunicação e gerar um plano de estratégico de comunicação
Desenvolver um calendário editorial anual com temas e ações relevantes alinhados com os objetivos iniciais é o primeiro passo. Sim, é um tanto complexo, mas é justamente pra isso que estamos aqui!
A gente acredita que nada melhor que divulgar de dentro para fora e estamos prontos para te ajudar a fazer o mesmo no seu negócio! Atendemos diversos clientes nesse sentido e os resultados são realmente incríveis. Vamos trabalhar juntos o seu público interno?