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agosto 28, 2024por Cid Luís De Oliveira Pinto
Todos os dias, observo na mídia tradicional e digital, incluindo as redes sociais, como a falta de um media training pode prejudicar gravemente a reputação de grandes empresas brasileiras. Em momentos de #crise, é comum que executivos façam declarações inconsistentes, mudando suas palavras de um dia para o outro, o que evidencia falta de preparo ou arrependimento. Recentemente, por exemplo, uma grande rede enfrentou dificuldades na gestão da comunicação durante um escândalo financeiro, e outra grande empresa sofreu uma crise de imagem devido a declarações mal formuladas em uma situação crítica, o que intensificou a percepção negativa do público. Mas esse problema não afeta apenas grandes empresas; é evidente que muitas empresas, grandes ou pequenas, enfrentam desalinhamento nas mensagens e falta de preparo, resultando em comunicação ineficaz.
Separei abaixo sete pistas para as equipes de marketing e comunicação das empresas observarem e descobrirem a necessidade da aplicação do media training: A primeira e mais fácil é a análise de desempenho durante entrevistas: se os membros da diretoria frequentemente enfrentam dificuldades durante entrevistas com a mídia, falam de forma desorganizada ou parecem desconfortáveis, pode ser um sinal de que um media training é necessário. Avalie também a clareza e a confiança com que transmitem as mensagens.
A segunda pode ser horrível num primeiro momento, mas construtivo na sequência: feedback da Mídia e Stakeholders. Preste atenção ao feedback recebido da mídia (se ele atrasou, não rendeu matéria, não passou as informações desejadas, engasgou etc.) e de outros stakeholders. Comentários negativos sobre a forma como a diretoria se comunica ou a percepção de falta de transparência podem indicar a necessidade de treinamento especializado.
A terceira pista é muito preocupante do ponto de vista de gestão de pessoas e imagem: mensagens inconsistentes ou confusas. Se há uma falta de coesão nas mensagens transmitidas pela diretoria, resultando em informações conflitantes ou confusas, é um sinal claro de que é necessário um treinamento. Isso impacta muito o processo de comunicação interno da empresa também. E gera uma imagem ruim para o mercado, mostrando que a empresa parece um barco sem rumo. O media training ajuda a garantir que todos os membros da diretoria estejam alinhados com a estratégia de comunicação da empresa.
A quarta pista merece um capítulo só para ela: reações a crises e situações sensíveis. Não é à toa que as grandes empresas, mantém de um a três porta-vozes apenas para tratar com crises de tão importante que é, para proteger marcas e reputação. A capacidade de gerenciar e comunicar eficazmente durante crises é crucial. Se a diretoria não está respondendo bem a situações delicadas ou crises de reputação, o media training pode ser a solução para melhorar essas habilidades.
Fazer com que mensagem chegue de forma correta para o público certo é a quinta pista: desafios em engajamento com o público! Quando a diretoria tem dificuldade em engajar o público-alvo ou em criar uma conexão genuína durante apresentações e discursos, isso pode afetar negativamente a percepção da empresa. Media training pode ajudar a aprimorar essas habilidades e melhorar o impacto das interações.
A sexta pista é a forma como os diretores usam as redes sociais e grupos do WhatsApp ou outras plataformas de comunicação. Quando eles “esquecem” que representam a empresa e passam a postar opiniões, criticar governos, fazer comentários inadequados (principalmente em relação a causas, minorias, religião, etnias e orientação sexual), mostra que está mais que na hora de agendar o media training.
E a sétima, talvez, seja a pista mais fácil para agendar o media training: quando o executivo é promovido a porta-voz e percebe os desafios da nova função, e quer assegurar que a comunicação da empresa seja clara, coesa e impactante. Dessa forma, ele mesmo vai solicitar o treinamento como uma forma de aumentar suas competências e garantir sua performance perante a mídia e o público, de forma geral.
Se você identificou algum desses sinais na sua empresa, talvez seja hora de considerar esse investimento estratégico.
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